28 abril 2016

Relatórios dinâmicos com R Markdown e knitr

Um breve tutorial sobre o uso do pacote 'R Markdown' e 'knitr' para produção de relatórios dinâmicos usando software R



Fiz um tutorial curto sobre o uso dos pacotes 'R Markdown' e 'knitr'  para produção de relatórios dinâmicos em ambiente R. Pretendo fazer isso utilizando dados hipotéticos de um estudo de diversidade arbórea em parcelas. Clique no link abaixo para ver o tutorial.

Tutorial "Relatórios dinâmicos com R Markdown"

Meu interesse nesta postagem foi demonstrar com um simples exemplo a utilidade desta ferramenta. Em novas postagens, pretendo aprofundar o tema, demonstrando com mais exemplo o uso dos 'code chunks', compilação do arquivo '.rmd' em outros formatos, como pdf (para isso, é preciso ter o motor do TeX instalado) etc.

Dúvidas, sugestões, elogios, críticas, correções, favor entrar em contato via comentários, especialmente se encontrarem erros. Sua opinião é sempre bem vinda.

Tenha um bom divertimento e aprendizado!


AVISO IMPORTANTE!

Este tutorial necessita de conhecimentos básicos da linguagem por parte do usuário. Desta forma, caso você queira uma boa fonte para se iniciar na linguagem, recomendo visitar o sítio web da disciplina Introdução ao R do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Botânica) do INPA, ministrado pelo professor Alberto Vicentini. Lá você encontrará rica oferta de materiais para se familiarizar com o R e ser capaz de seguir este tutorial.


Saiba mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário